Popularidade do envelope de segurança coextrusado
É possível afirmar – sem dúvida alguma– que o envelope de segurança coextrusado é a embalagem mais popular do mercado. É o tipo de pacote usado pelos e-commerce, por bancos, laboratórios de exames médicos de imagem e tantas outras empresas de diferentes ramos de atividades.
Essa popularidade se deve ao fato do envelope de segurança coextrusado unir as seguintes características:
- Segurança;
- Proteção;
- Confidencialidade;
- Funcionalidade;
- Praticidade;
- Eficiência.
Composição e fabricação do envelope de segurança coextrusado
A embalagem é fabricada com a resina de polietileno de alta ou baixa densidade (as siglas são PEAD ou PEBD), polipropileno (PP) ou plástico reciclado. Esses materiais são processados em uma extrusora, que constrói o envelope de segurança coextrusado a partir da sobreposição de camadas da resina, até se chegar a um plástico flexível e resistente.
O processo de fabricação pode ter a aplicação de um filme escuro na parte interna do envelope. Essa camada transforma o acabamento em opaco e com isso impede que o conteúdo seja visto pela superfície da embalagem. É uma medida que garante confidencialidade ao objeto transportado.
Outro processo extra é a fixação de um lacre de segurança. Esse dispositivo é feito com uma fita autoadesiva a base de cola permanente que é colocada na aba de fechamento da embalagem. O sistema é conhecido como VOID, o que quer dizer que uma vez lacrado, esse envelope só pode ser aberto uma vez. Isso porque quando a embalagem é forçada para abrir, acaba danificando e rasgando todo o plástico. Dessa forma, é um lacre inviolável que impede o reparo ou a reutilização do envelope.
Existe a opção por personalizar o envelope com a identidade visual da empresa que está contratando o serviço.
Indicações de uso do envelope de segurança coextrusado
- Diagnósticos médicos;
- Provas de vestibular e concursos públicos;
- Transporte de valores – malotes, objetos de alto valor agregado, eletrônicos de dimensões pequenas;
- Correspondência bancária – envio de cartões de crédito e talões de cheque;
- Transporte de documentos confidenciais e que precisam de sigilo;
- E-commerce, etc.
Basicamente, o envelope de segurança coextrusado é ideal para o transporte e entrega terceirizada de qualquer tipo de objetivo porque une segurança, sigilo e proteção. Por isso é uma embalagem versátil e muito popular.