Envelope autocolante – prático e funcional
Ao pensar em uma embalagem prática e funcional para o processamento logístico de documentos e mercadorias, o primeiro modelo que vem à mente é o envelope autocolante. Esse tipo de embalagem foi desenvolvido para manter o conteúdo no lugar, minimizar os riscos de extravio, proteger contra variáveis do ambiente externo e proporcionar segurança ao processo de entrega.
A eficiência do envelope autocolante está no dispositivo de segurança que prende e isola o conteúdo no interior da embalagem. Esse modelo de embalagem é muito usado por ser versátil e por isso é usado por empresas de todos os ramos de atividades e que precisam – por algum motivo – enviar documentos ou produtos para outros endereços.
Processo de fabricação e composição do envelope autocolante
A fabricação é feita com uma máquina extrusora. Mas o que isso quer dizer? Simplesmente que o envelope autocolante é construído com a sobreposição de camadas de plástico processado a partir da técnica coextrusada.
O material usado para esse processo pode ser o polietileno de baixa densidade (PEBD) ou de alta densidade (PEAD), além de polipropileno (PP) e matéria prima reciclada. Todos esses materiais tem resultados semelhantes e tem características de flexibilidade e resistência.
O envelope autocolante tem duas versões de lacre, que são escolhidas de acordo com a necessidade da empresa e a função que vai ser desempenhada pela embalagem. A primeira – e também mais popular – tem uma faixa autoadesiva feita com uma cola permanente hot melt e sistema VOID, que impede a violação da embalagem. Isso porque o lacre é inviolável e danifica todo o pacote quando aberto.
A outra versão é com um tipo de cola aderente, que permite a abertura e fechamento da embalagem, sem causar danos e sem perder a qualidade. Podendo ser, então, reutilizável.
O processo de fabricação do envelope autocolante pode ter ainda a aplicação de aditivos:
- Pigmento escuro (colore a camada interna da embalagem, transforma o acabamento em opaco e impede assim a visualização do conteúdo);
- Antideslizante (cria atrito e ajuda a reduzir o risco de quedas);
- Impermeável (protege contra a água e umidade);
- Antichamas (dificulta a propagação de fumaça e fogo);
- Anti raios solares UV (protege contra os danos causados pelos raios ultravioleta);
- Revestimento plástico bolha (maior absorção de impacto);
- Oxibiodegradável (acelera a decomposição da embalagem na natureza).
Exemplos de uso do envelope autocolante
O envelope autocolante pode ser usado por qualquer empresa, para várias funções e com qualquer produto. As finalidades são muitas e essa embalagem é extremamente versátil. É muito usado pelas lojas virtuais que precisam enviar as compras dos clientes de forma segura e protegida, para transporte de valores, exames médicos e envio de documentos importantes e sigilosos.